Cursos
- Home
- Cursos Clincog
DESCUBRA O MÉTODO PCN – PENSE COMO NEUROPSICÓLOGO Assinatura ANUAL
Descubra o Método PCN – Pense Como Neuropsicólogo
Você quer mais do que apenas reconhecimento profissional. Você quer ter a confiança de estar fazendo um trabalho excepcional, alcançar o sucesso sem sacrificar sua saúde mental, e desfrutar de uma vida equilibrada com sua família, sem comprometer os fins de semana e momentos preciosos juntos.
Nossa jornada nos ensinou que isso é possível, desde que você siga uma lógica de pensamento e identifique as lacunas específicas no seu conhecimento. Não é necessário anos e anos de experiência profissional para se destacar; é necessário saber como pensar e como fazer.
E é exatamente isso que vamos te ensinar com o Método PCN – Pense Como Neuropsicólogo. Este método irá transformar sua jornada profissional, fornecendo as ferramentas necessárias para o sucesso.
Assista o vídeo e conheça o método PCN:
QUE VOCÊ PODE ESPERAR:
- Aula Magna: Método PCN – Um treinamento gravado abrangendo o método e sua aplicabilidade.
- Aulas Semanais (às terças-feiras, das 20 às 21h): Tópicos alternados, incluindo “Testando a Terça” (sobre testes e instrumentos), “Laudando no Clube” (análise de laudos enviados pelos assinantes), “Diagnosticando” (abordando transtornos, condições e doenças), e “Clin Cognição” (revisão de teorias sobre funcionamento cognitivo).
- Plantão do Clube (toda semana, alternando entre quinta-feira, das 12 às 13h, e segunda-feira das 20h às 21h.):Um espaço para tirar dúvidas e receber orientações.
- Sessão Científica (um sábado a cada mês, das 9h às 10h30):Discussão de artigos científicos relevantes.
- Casos em Neuropsicologia (a cada 2 meses, às quintas-feiras, das 20h às 22h): Supervisão pública usando o Método PCN.
BÔNUS ESPECIAIS
- Desconto de 30%em TODOS os cursos da equipe Clincog.
- Modelos de Laudos: Gráficos e tabelas prontos, além de listas de sugestões de bibliografia.
- PODCAST Clube Clincog:Discussões gerais com convidados especializados.
- Ebook: “Raciocínio e Laudo em Neuropsicologia através do Método PCN”.
Simpósio de raciocínio clínico
Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir
🔍 Por que este curso é essencial?
Compreender a personalidade infantil é fundamental para além dos rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes constroem sua identidade e seus vínculos está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioemocional e ao sucesso das intervenções psicológicas.
Este curso apresenta uma introdução prática e fundamentada sobre o desenvolvimento da personalidade na infância e suas implicações na clínica. Partindo de conceitos essenciais da psicologia da personalidade e do desenvolvimento, você aprenderá a integrar teoria e prática, utilizando a ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.
🎯 O que você vai aprender?
-
Desenvolvimento da personalidade: da infância à vida adulta.
-
Temperamento, traços e identidade narrativa.
-
Fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica.
-
Entrevista e observação clínica com crianças.
-
A ludicidade como recurso clínico: brincar, jogos e narrativas.
-
Estratégias de intervenção: psicoeducação, autoconhecimento e habilidades socioemocionais.
-
Recursos lúdicos aplicados à clínica: baralhos, jogos e atividades.
📅 Datas:
-
Módulo 01 – Avaliar: 25/09 (quinta), 19h às 22h – 02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h
-
Módulo 02 – Intervir :06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h
⏰ Carga horária total: 16 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$749
🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog
👩🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar
📘 Módulo 1 – Personalidade Infantojuvenil e Ludicidade Clínica
🔍 *Por que este curso é essencial?*
Compreender a personalidade infantil vai muito além de rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes se percebem e se relacionam está diretamente ligada ao desenvolvimento de sua identidade, vínculos e recursos emocionais. Saber identificar e avaliar esses aspectos é fundamental para uma prática clínica mais precisa e humanizada.
🎯 *Objetivo Geral:*
Capacitar profissionais para avaliar a personalidade infantojuvenil e utilizar a ludicidade como ferramenta de acesso, compreensão e intervenção clínica.
📚 O que você irá aprender?
- Personalidade Infantojuvenil: Desenvolvimento e Avaliação
Fundamentos da psicologia da personalidade e do desenvolvimento.
Temperamento, traços e identidade narrativa.
Estabilidade e mudança ao longo da vida.
Fontes de avaliação psicológica.
Entrevista e observação clínica com crianças.
- Ludicidade como Recurso Clínico
O brincar na clínica: significados e funções.
Jogos, baralhos e narrativas como ferramentas de acesso aos traços de personalidade.
Ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.
📅 Datas:
-
25/09 (quinta), 19h às 22h – 02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h
⏰ Carga horária total: 8 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$497
🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog
👩🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir
Módulo 2 – Estratégias de Intervenção e Recursos Lúdicos Aplicados
Por que este curso é essencial?
Avaliar é apenas o primeiro passo. Para que o processo clínico tenha impacto real, é preciso planejar intervenções eficazes e significativas. Integrar recursos lúdicos à prática clínica amplia as possibilidades de engajamento, fortalece vínculos e facilita o desenvolvimento socioemocional.
Objetivo Geral:
Formar profissionais aptos a planejar intervenções precoces, utilizando estratégias psicoeducativas e recursos lúdicos que favoreçam o autoconhecimento, a identidade e as habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes.
O que você irá aprender?
Estratégias de Intervenção
Psicoeducação em personalidade para crianças e famílias.
Fortalecimento do autoconhecimento e da identidade.
Promoção de vínculos e habilidades socioemocionais.
Planejamento de intervenções precoces com base no raciocínio clínico dimensional.
Recursos Lúdicos Aplicados à Prática Clínica
Apresentação de jogos, baralhos e atividades terapêuticas.
Exemplos práticos de uso em avaliação e intervenção.
Integração entre recursos lúdicos e objetivos clínicos.
Datas:
06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h
Carga horária total: 8 horas
Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
Investimento: R$497
GRATUITO para membros do Clube Clincog
Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
IMERSÃO em Raciocínio Neuropsicológico: Do Pedido de Avaliação ao Laudo
IMERSÃO em Raciocínio Neuropsicológico: Do Pedido de Avaliação ao Laudo
Baseado no Método PCN (“Pense Como Neuropsicólogo”)
Por que participar?
Se você ainda pergunta “o que aplicar para avaliar TDAH?” ou diz que “a clínica é soberana” — mas no laudo inteiro apenas repete resultados de teste…
Se vive na correria, faz uma avaliação atrás da outra, sempre do mesmo jeito, sem tempo (ou fôlego) para parar e repensar a prática…
Essa imersão é pra você.
Foram 10 encontros pensados para quem quer romper com o automático e realmente aprender a fazer neuropsicologia com qualidade.
É a oportunidade de desenvolver, com acompanhamento e método, a confiança clínica e o raciocínio crítico que levariam anos para construir sozinho.
Você não precisa de mais testes. Precisa de um jeito novo de pensar.
Para quem é a IMERSÃO
✔️ Psicólogos especialistas ou em formação em neuropsicologia
✔️ Profissionais que desejam mais segurança para atuar com avaliações
✔️ Quem busca um raciocínio clínico estruturado, sem depender apenas de testes
✔️ Profissionais que querem reconhecimento pela qualidade técnica
DIA 1 – Panorama Geral: Como Pensa um Neuropsicólogo?
- Apresentar o Método PCN e contextualizar os 8 passos do raciocínio clínico em neuropsicologia.
- Diferença entre aplicador de testes e neuropsicólogo clínico
- O raciocínio neuropsicológico como um encadeamento lógico
DIA 2 – Passo 1: Entender a Demanda
- Ensinar como transformar a solicitação de avaliação em perguntas específicas e úteis.
- A demanda como bússola clínica
- Da queixa ao contrato implícito
- Transformação da demanda em perguntas norteadoras
DIA 3 – Passo 2: Anamnese com Propósito
- Aprender a conduzir uma anamnese clínica rica, flexível e estratégica.
- A arte de perguntar com foco clínico
- Exploração por meio de exemplos específicos
- Rastreio de áreas não mencionadas
DIA 4 – Passo 3: Hipóteses de Funcionamento e Modelos Cognitivos
- Ensinar a formular hipóteses neurocognitivas com base na teoria e na escuta clínica.
- Tradução de queixas em hipóteses funcionais
- Funções cognitivas e redes neurais
- Exemplos de formulações
DIA 5 – Passo 4: Observação Clínica e Escolha de Instrumentos
- Aprender a selecionar testes com base nas hipóteses e usar a observação como ferramenta clínica.
- Montagem de bateria: especificidade x abrangência
- O que e como observar
- Características psicométricas
DIA 6 – Passo 5: Interpretação Quantitativa e Qualitativa dos Testes
- Aprender a interpretar o ‘como’ e o ‘quanto’ nos resultados dos testes.
- Pontuação x processo de execução
- Classificação de pontuação x classificação de desempenho
- Interações entre funções
- Variáveis emocionais e comportamentais
DIA 7 – Passos 6 e 7: Integração e Definição do Perfil de Funcionamento
- Aprender a integrar os dados da avaliação e definir o perfil cognitivo-comportamental.
- Da hipótese à confirmação ou refutação
- Consistência entre dados
- Forças, dificuldades e contexto
DIA 8 – Passo 8: Responder à Demanda, Fechar Diagnóstico e Encaminhar
- Aprender a fechar o raciocínio e redigir a conclusão da avaliação.
- Respondendo às perguntas centrais
- Definição diagnóstica a partir do perfil funcional
- Encaminhamentos clínicos personalizados
Dias 9 e 10 – MÓDULO EXTRA – Redação do Laudo Neuropsicológico
Objetivo: Ensinar como redigir um laudo claro, coeso, útil e clinicamente embasado, refletindo o raciocínio neuropsicológico completo.
Conteúdos:
- Estrutura do laudo: da introdução à conclusão.
- Como articular achados com as hipóteses e com as perguntas centrais da demanda.
- A linguagem do laudo: precisão técnica sem perder clareza para o leitor.
- Diferenças entre versões do laudo (clínico, escolar, jurídico etc.).
- Evitando erros comuns: jargões, diagnósticos não fundamentados, excesso de testes.
- Inserção de recomendações individualizadas e exequíveis.
Carga horária: 20h (10 encontros x 2h)
Modalidade: Online
Investimento: Valor regular: 697,00
Lote promocional até o dia 26 de maio: de 697,00 por 597,00
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Aula Especial – Sessão Científica do Clube Clincog – Artigo sobre TANV
Aula Especial – Sessão Científica do Clube Clincog 📚✨
No sábado, 5 de abril, das 9h às 10h, acontece uma edição especial do módulo Sessões Científicas do Clube Clincog, aberta para participantes de fora do Clube!
Nesta aula, será discutido um artigo científico relevante sobre TANV – Transtorno do Aprendizado Não Verbal.
📆 Data: Sábado, 5 de abril
⏰ Horário: 9h às 10h (horário de Brasília)
📢 Inscrições abertas! Garanta sua vaga e participe dessa troca de conhecimento essencial.
Te esperamos! 🚀
CONSULTORIA DE LAUDO NEUROPSICOLÓGICO: ANÁLISE DO SEU RACIOCÍNIO
Consultoria de Laudo Neuropsicológico: análise do seu raciocínio
Você sabe o que um laudo diz sobre você?
Tudo.
Ele não é apenas um documento técnico.
É a prova da sua lógica, da sua clareza e da qualidade do seu raciocínio.
É a sua assinatura profissional.
E aqui vai uma verdade que ninguém costuma te contar:
🔹 Um laudo bem feito abre portas. Um laudo mal feito fecha oportunidades.
🔹 Um laudo claro gera confiança. Um laudo confuso levanta dúvidas.
🔹 Um laudo útil constrói autoridade. Um laudo falho compromete sua credibilidade.
Agora, responda com sinceridade:
O seu laudo está impulsionando sua carreira ou queimando o seu filme?
Se ficou na dúvida, eu posso te ajudar.
Estou abrindo apenas 5 vagas para uma análise técnica e detalhada do seu laudo.
Vou examinar como você estrutura o raciocínio, identificar os pontos de atenção e te mostrar como transformar seu laudo em um documento que transmita respeito e gere reconhecimento.
📌 O que você vai receber:
✅ Feedback técnico e estruturado sobre seu laudo
✅ Diretrizes para mais clareza e persuasão na argumentação
✅ Dicas práticas para deixar seu laudo mais profissional e assertivo
✅ Um material completo com toda a análise realizada
Como vai funcionar:
Assim que você se inscrever, poderá encaminhar o laudo que deseja que seja analisado para o e-mail natalie@clincog.com.br.
A sessão de feedback será agendada em até duas semanas, a partir do envio de opções de datas e horários.
Figura Complexa de Taylor
🧐 E agora, José? A Figura Complexa de Rey ficou desfavorável. Oficialmente. Comprovadamente. Inevitavelmente.
Mas a prática clínica segue, e avaliar memória visual, práxia construtiva e percepção visual continua sendo essencial. Então, o que fazer?
A resposta é simples: aprender novas ferramentas! As especialistas Natalie e Domitila apresentarão a Figura Complexa de Taylor (uma alternativa confiável e sem controvérsias) e outras estratégias igualmente eficazes.
O curso é prático, rápido e direto ao ponto. Nada de teoria interminável — apenas o necessário para aplicação imediata.
Se a Rey saiu temporariamente de cena, este é o momento ideal para renovar o repertório. Garanta sua vaga e continue avaliando com segurança!
📅 Quando? 10/04, das 19h às 22h
✅ Investimento: Apenas R$120
🎟️ Desconto especial: 50% OFF para membros do Clube Clincog e inscritos no INTEGRA Congresso
Inscreva-se agora
GRUPO DE ESTUDOS – WISC – IV e WISC – V
GRUPO DE ESTUDOS – WISC-IV e WISC-V
Aprofunde seu conhecimento na WISC-IV e WISC-V, explore todas as possibilidades de interpretação e já se prepare para as novidades da quinta edição!
Neste grupo de estudos, você terá 4 encontros imersivos, onde iremos analisar escalas, discutir casos clínicos e embasar nosso aprendizado em artigos científicos, livros de referência e na experiência prática da nossa especialista.
🔹 Curso Gravado
🔹 Duração: 08 horas de conteúdo ao longo de 4 encontros
🔹 Formato: 100% online, com gravações disponíveis por 1 ano
Garanta sua vaga e eleve seu raciocínio clínico na avaliação neuropsicológica!
Investimento promocional: De R$749
Vagas limitadas! Não perca essa chance de expandir seu conhecimento e se preparar para a próxima edição da WISC!
ATENÇÃO: Quem faz parte do Clube Clincog tem acesso às gravações diretamente na plataforma! Para participar ao vivo, é necessário se inscrever no curso com um investimento de 50% do valor (usando o cupom do Clube).
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
✔ Doutora em Psicologia (IPUSP)
✔ Mestre em Ciências (FMUSP)
✔ Especialista em Neuropsicologia (CFP)
🔗 Inscreva-se agora e venha dominar a WISC-IV e WISC-V!
DISCALCULIA: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção
Discalculia: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção
Os Impactos no Desenvolvimento Escolar, Cognitivo e na Vida Cotidiana
🔍 Por que este curso é essencial?
Enquanto dificuldades em leitura e escrita geram grande preocupação, as dificuldades em matemática muitas vezes são encaradas com indiferença. No entanto, a discalculia pode impactar profundamente o desenvolvimento escolar, cognitivo e até mesmo a vida cotidiana. É hora de dar a atenção necessária a esse tema e desenvolver um olhar clínico diferenciado para identificar e intervir de forma eficaz.
🎯 Objetivo Geral:
Capacitar profissionais da educação e da saúde para identificar, avaliar e construir estratégias de intervenção em casos de discalculia, com base em abordagens neuropsicológicas e neurocientíficas.
📚 O que você irá aprender?
1. Compreensão Teórica da Discalculia
O que é discalculia? Como diferenciá-la de outras dificuldades matemáticas, como ansiedade matemática e lacunas educacionais?
Entenda as bases neurobiológicas da discalculia: o papel do lobo parietal, córtex pré-frontal, cerebelo e hipocampo no processamento matemático.
Explore os principais modelos teóricos da cognição numérica e sua relação com a aprendizagem matemática.
2. Avaliação da Discalculia
Identifique sinais precoces e indicadores clínicos em diferentes faixas etárias.
Aprenda a aplicar e interpretar testes neuropsicológicos e psicopedagógicos para avaliação da discalculia.
Desenvolva habilidades para analisar laudos e relatórios neuropsicológicos e psicopedagógicos.
3. Aplicação Prática e Construção de Planos de Ação
Analise e intervenha em casos clínicos e educacionais.
Elabore planos de intervenção para contextos escolar, clínico e familiar.
Participe de uma troca de experiências rica e prática entre os participantes.
Curso Gravado
Carga horária total: 5 horas
Curso Online e com 1 ano para ver e rever
Investimento: de R$370,00 por R$315,00 até o dia 14 de fevereiro.
GRATUITO PARA MEMBROS DO CLUBE CLINCOG
Com: Suely Mesquita
Diretora do Centro de Cognição e Aprendizagem (CCAp) – Belo Horizonte.
Mestre em Educação pela Universidade de Jaén (Espanha).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Especialista em Altas Habilidades e Superdotação (Instituto de Psicologia – Sapiens).
Colaboradora no Laboratório de Psicologia Médica e Neuropsicologia (LAPSIMN) – UFMG.
Colaboradora no Ambulatório Multidimensional de Desenvolvimento Infantil (AMDI) – UFMG.
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria (ABENEPI-MG).
Professora de Matemática com ampla experiência em práticas educacionais e neuropsicologia.
📌 Para quem é este curso?
Profissionais da saúde e da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Discalculia e suas implicações.
👉 Garanta sua vaga!
COGNIÇÃO SOCIAL
COGNIÇÃO SOCIAL
Conteúdo do curso:
Destinado a profissionais que atuam na área da saúde mental e que gostariam de compreender melhor os processos de avaliação da cognição social dos seus pacientes.
Serão apresentadas as diferentes facetas da Cognição Social, seu desenvolvimento, dicas práticas de avaliação, destacando as vantagens e limitações das tarefas existentes.
Curso Gravado
São 3 horas de curso, com conteúdo gravado e 1 ano para ver e rever!
**AULA LIVRE PARA ALUNOS DO CLUBE CLINCOG**
Investimento: R$314
PRIMEIRO LOTE de R$314 por apenas R$280, até o dia 20 de novembro.
Com Tatiana Mecca. Psicóloga. Mestre, Doutora, com Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado Sanduíche pela Universidade de Coimbra. Professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do TEAMM-Unifesp.
Treinamento completo Wisc IV
Pela primeira vez, um treinamento completo da WISC, com vídeos mostrando o passo a passo da aplicação de cada subteste, com os erros mais comuns cometidos pelos aplicadores, com a análise detalhada de cada subteste e dos índices. Saiba e aprenda a transformar os números e os dados da avaliação em informações de como o seu paciente está funcionando cognitivamente. Saiba como utilizar ao máximo o instrumento que é considerado um dos principais na avaliação neuropsicológica infantil.
Teremos ainda um módulo exclusivo sobre a utilização da WISC IV na identificação das Altas Habilidades e no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
PRÉ-REQUISITO
Exclusivos para psicólogos
*será necessário enviar o número do CRP para validação e liberação para assistir o curso.
VALOR DO CURSO
R$ 1400 com 15% de desconto para quem fez o mergulho na WISC!
Dominando o Teste dos Cinco Dígitos – FDT: da Teoria à Prática
Aprimore sua Habilidade em Avaliação Neuropsicológica com o FDT!
Você sabe aplicar o FDT corretamente, mas e quanto a interpretar os resultados?
Sabe como integrar essas informações com os demais testes neuropsicológicos para uma avaliação compreensiva?
Descubra no nosso curso intensivo: Dominando o Teste dos Cinco Dígitos – FDT: Da Teoria à Prática.
Este é o momento de expandir suas competências, indo além da aplicação para uma interpretação precisa e uma integração eficaz dos dados em sua prática clínica.
Aula ao vivo no dia 02 de março de 2024, das 9h00 às 12h00.
São 3 horas de curso e 1 ano para ver e rever!
Investimento: R$129,00
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Avaliação Neuropsicológica de Pré-Escolares
Nos últimos anos houve um aumento significativo pela procura de avaliação neuropsicológica em crianças de idade Pré escolar. Paralelamente foram sendo disponibilizados instrumentos traduzidos ou normatizados para nossa população, viabilizando essa prática. Contudo, ainda assim se trata de um processo único, com particularidades e que requer conhecimentos específicos. E apesar de atualmente termos mais instrumentos, estes muitas vezes abrangem um pequeno intervalo de idade, ou não se mostram sensíveis para determinadas faixas etárias. Temos ainda muitas habilidades e funções com lacunas, sem instrumentos, onde a avaliação deve ser realizada de maneira qualitativa.
O presente curso tem como objetivo discutir as principais características da avaliação Pré escolar, assim como abordar os distintos testes, instrumentos e escalas utilizados nesta faixa etária. Discutimos sobre as limitações e pontos fortes de cada instrumento, o raciocínio clínico envolvido e sobre como expor os resultados no laudo.
Dentre os testes e instrumentos discutidos no curso estão:
– Teste Bayley III
– IDADI
– WNV (Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência)
– THCP
– Denver
– TIME R
– Perfil Sensorial
– SON R
– Portage
– Protea R
– 7 figuras e 7 palavras
– Subtestes da NEPSY II
– Testes da coleção Seabra & Capovilla
Online. Curso Gravado
6 meses para ver e rever!
Carga horária: 16 horas.
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Como Integrar Inteligências Artificiais na Rotina do Neuropsicólogo: Uso Responsável e Inteligente de Ferramentas Avançadas.
COMO INTEGRAR INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA ROTINA DO NEUROPSICÓLOGO: USO RESPONSÁVEL E INTELIGENTE DE FERRAMENTAS AVANÇADAS.
Vivemos na Era das inteligências artificiais, e não há como negar sua presença ou competir com elas.
Este curso mostrará como integrar essas ferramentas à prática clínica neuropsicológica, otimizando nossas atividades diárias.
É essencial usá-las de forma responsável, combinando eficiência com nosso conhecimento especializado, sempre preservando a ética e a qualidade do trabalho.
ESTRUTURA DO CURSO
- Introdução ao Uso de IAs na Neuropsicologia
- Ferramentas para Pesquisa de Artigos Científicos
– Consensus: Resumos e análises de artigos científicos
- Ferramentas para Melhoria na Escrita e Assistência Geral
– ChatGPT:
– Assistente para dúvidas, geração de ideias e revisão de textos
- Ferramentas para Criação de Imagens
– COPILOT e DALL-E: Geração de imagens a partir de descrições
- Ferramentas para Criação de Apresentações
– Gama: Desenvolvimento de apresentações interativas
Curso online, nos dias 19 e 26 de outubro, das 9 às 13h.
São 8 horas de muito conhecimento e com 1 ano para ver e rever
Venha descobrir como a tecnologia pode aprimorar suas práticas.
Investimento: De R$469 por apenas R$398 até o dia 26 de setembro.
**Curso Gratuito e liberado para membros do Clube Clincog, sem necessidade de inscrição**
Com BRUNO RESENDE
Diagnóstico Diferencial em Autismo: Da Infância à Vida Adulta
Diagnóstico Diferencial em Autismo: Da Infância à Vida Adulta
Objetivos:
Auxiliar profissionais experientes: Oferecer suporte na avaliação dos sintomas de autismo, esclarecendo as dificuldades clínicas mais frequentes.
Ilustrar casos clínicos: Apresentar exemplos práticos de transtornos com sobreposição de sintomas para uma compreensão mais clara.
Público-Alvo: Neuropsicólogos e profissionais da saúde interessados em aprimorar suas habilidades na avaliação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Conteúdo:
Análise de novos casos e ampliação do uso de instrumentos diagnósticos para aprimorar o raciocínio clínico. Exploração da diversidade de manifestações do TEA e esclarecimento de dúvidas sobre sintomatologia compatível com o TEA nível 1, com um enfoque qualitativo.
Curso online, nos dias 03 e 10 de setembro, das 20h00 às 21h30.
São 3 horas de curso, com conteúdo gravado e 1 ano para ver e rever!
Programa:
03/09 (Terça-feira)
Revisão detalhada dos sintomas do TEA com análise de casos infantis.
10/09 (Terça-feira)
Exploração dos diagnósticos possíveis na vida adulta, com foco nas especificidades do diagnóstico em mulheres e casos na vida adulta.
**AULA LIVRE PARA ALUNOS DO CLUBE CLINCOG**
Investimento: R$197
PRIMEIRO LOTE de R$197 por apenas R$147, até o dia 20 de agosto
Docente: Camyla F. Azevedo (CRP: 06/73618)
Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga pelo IPq-HC. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Coordenadora do Setor de Neuropsicologia do Ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante (TEAMM/UNIFESP). Certificada pela Universitat de Barcelona para o uso das escalas de diagnóstico clínico em Autismo (ADOS-2 e ADI-R).
Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na avaliação do Transtorno do Espectro Autista.
Inscreva-se agora!
📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.
PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO TDAH: COMO PERSONALIZAR O PLANO DE INTERVENÇÃO?
PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO TDAH: COMO PERSONALIZAR O PLANO DE INTERVENÇÃO?
CONTEÚDO:
• Desatenção e hiperatividade não são os déficits centrais do TDAH
• Perfis cognitivos do TDAH existem?
• Contribuição da TCC ao raciocínio clínico: formulação de caso e plano de tratamento
• Estudo de caso clínico
Curso online, nos dias 24/06 e 01/07 das 20h00 às 21h30.
São 3 horas de curso, com conteúdo gravado e 1 ano para ver e rever!
**AULA LIVRE PARA ALUNOS DO CLUBE CLINCOG**
Investimento: R$249
PRIMEIRO LOTE de R$249 por apenas R$199, até o dia 31 de maio
APRENDA E DOE – 50% DO VALOR DAS INSCRIÇÕES SERÁ REVERTIDO PARA AS VÍTIMAS DAS CHUVAS DO RS
Com Bruna Tonietti Trevisan: Psicóloga, Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda e pela União Européia.
Supervisora e docente da pós-graduação em neuropsicologia pelo Hospital Das Clínicas Da Faculdade De Medicina Da USP e da especialização em neuropsicologia da UNIFESP. Coordenadora da formação avançada em Neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental do Centro de Terapia Cognitiva Veda (São Paulo). Pesquisadora do grupo de neuropsicologia infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e personalizar seus planos de intervenção! Garanta sua vaga agora mesmo.
Inscreva-se agora!
📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.