Psicologia
- Home
- Cursos Clincog
- Psicologia
Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir
🔍 Por que este curso é essencial?
Compreender a personalidade infantil é fundamental para além dos rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes constroem sua identidade e seus vínculos está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioemocional e ao sucesso das intervenções psicológicas.
Este curso apresenta uma introdução prática e fundamentada sobre o desenvolvimento da personalidade na infância e suas implicações na clínica. Partindo de conceitos essenciais da psicologia da personalidade e do desenvolvimento, você aprenderá a integrar teoria e prática, utilizando a ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.
🎯 O que você vai aprender?
-
Desenvolvimento da personalidade: da infância à vida adulta.
-
Temperamento, traços e identidade narrativa.
-
Fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica.
-
Entrevista e observação clínica com crianças.
-
A ludicidade como recurso clínico: brincar, jogos e narrativas.
-
Estratégias de intervenção: psicoeducação, autoconhecimento e habilidades socioemocionais.
-
Recursos lúdicos aplicados à clínica: baralhos, jogos e atividades.
📅 Datas:
-
Módulo 01 – Avaliar: 25/09 (quinta), 19h às 22h – 02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h
-
Módulo 02 – Intervir :06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h
⏰ Carga horária total: 16 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$749
🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog
👩🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar
📘 Módulo 1 – Personalidade Infantojuvenil e Ludicidade Clínica
🔍 *Por que este curso é essencial?*
Compreender a personalidade infantil vai muito além de rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes se percebem e se relacionam está diretamente ligada ao desenvolvimento de sua identidade, vínculos e recursos emocionais. Saber identificar e avaliar esses aspectos é fundamental para uma prática clínica mais precisa e humanizada.
🎯 *Objetivo Geral:*
Capacitar profissionais para avaliar a personalidade infantojuvenil e utilizar a ludicidade como ferramenta de acesso, compreensão e intervenção clínica.
📚 O que você irá aprender?
- Personalidade Infantojuvenil: Desenvolvimento e Avaliação
Fundamentos da psicologia da personalidade e do desenvolvimento.
Temperamento, traços e identidade narrativa.
Estabilidade e mudança ao longo da vida.
Fontes de avaliação psicológica.
Entrevista e observação clínica com crianças.
- Ludicidade como Recurso Clínico
O brincar na clínica: significados e funções.
Jogos, baralhos e narrativas como ferramentas de acesso aos traços de personalidade.
Ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.
📅 Datas:
-
25/09 (quinta), 19h às 22h – 02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h
⏰ Carga horária total: 8 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$497
🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog
👩🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir
Módulo 2 – Estratégias de Intervenção e Recursos Lúdicos Aplicados
Por que este curso é essencial?
Avaliar é apenas o primeiro passo. Para que o processo clínico tenha impacto real, é preciso planejar intervenções eficazes e significativas. Integrar recursos lúdicos à prática clínica amplia as possibilidades de engajamento, fortalece vínculos e facilita o desenvolvimento socioemocional.
Objetivo Geral:
Formar profissionais aptos a planejar intervenções precoces, utilizando estratégias psicoeducativas e recursos lúdicos que favoreçam o autoconhecimento, a identidade e as habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes.
O que você irá aprender?
Estratégias de Intervenção
Psicoeducação em personalidade para crianças e famílias.
Fortalecimento do autoconhecimento e da identidade.
Promoção de vínculos e habilidades socioemocionais.
Planejamento de intervenções precoces com base no raciocínio clínico dimensional.
Recursos Lúdicos Aplicados à Prática Clínica
Apresentação de jogos, baralhos e atividades terapêuticas.
Exemplos práticos de uso em avaliação e intervenção.
Integração entre recursos lúdicos e objetivos clínicos.
Datas:
06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h
Carga horária total: 8 horas
Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
Investimento: R$497
GRATUITO para membros do Clube Clincog
Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.
DISCALCULIA: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção
Discalculia: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção
Os Impactos no Desenvolvimento Escolar, Cognitivo e na Vida Cotidiana
🔍 Por que este curso é essencial?
Enquanto dificuldades em leitura e escrita geram grande preocupação, as dificuldades em matemática muitas vezes são encaradas com indiferença. No entanto, a discalculia pode impactar profundamente o desenvolvimento escolar, cognitivo e até mesmo a vida cotidiana. É hora de dar a atenção necessária a esse tema e desenvolver um olhar clínico diferenciado para identificar e intervir de forma eficaz.
🎯 Objetivo Geral:
Capacitar profissionais da educação e da saúde para identificar, avaliar e construir estratégias de intervenção em casos de discalculia, com base em abordagens neuropsicológicas e neurocientíficas.
📚 O que você irá aprender?
1. Compreensão Teórica da Discalculia
O que é discalculia? Como diferenciá-la de outras dificuldades matemáticas, como ansiedade matemática e lacunas educacionais?
Entenda as bases neurobiológicas da discalculia: o papel do lobo parietal, córtex pré-frontal, cerebelo e hipocampo no processamento matemático.
Explore os principais modelos teóricos da cognição numérica e sua relação com a aprendizagem matemática.
2. Avaliação da Discalculia
Identifique sinais precoces e indicadores clínicos em diferentes faixas etárias.
Aprenda a aplicar e interpretar testes neuropsicológicos e psicopedagógicos para avaliação da discalculia.
Desenvolva habilidades para analisar laudos e relatórios neuropsicológicos e psicopedagógicos.
3. Aplicação Prática e Construção de Planos de Ação
Analise e intervenha em casos clínicos e educacionais.
Elabore planos de intervenção para contextos escolar, clínico e familiar.
Participe de uma troca de experiências rica e prática entre os participantes.
Curso Gravado
Carga horária total: 5 horas
Curso Online e com 1 ano para ver e rever
Investimento: de R$370,00 por R$315,00 até o dia 14 de fevereiro.
GRATUITO PARA MEMBROS DO CLUBE CLINCOG
Com: Suely Mesquita
Diretora do Centro de Cognição e Aprendizagem (CCAp) – Belo Horizonte.
Mestre em Educação pela Universidade de Jaén (Espanha).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Especialista em Altas Habilidades e Superdotação (Instituto de Psicologia – Sapiens).
Colaboradora no Laboratório de Psicologia Médica e Neuropsicologia (LAPSIMN) – UFMG.
Colaboradora no Ambulatório Multidimensional de Desenvolvimento Infantil (AMDI) – UFMG.
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria (ABENEPI-MG).
Professora de Matemática com ampla experiência em práticas educacionais e neuropsicologia.
📌 Para quem é este curso?
Profissionais da saúde e da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Discalculia e suas implicações.
👉 Garanta sua vaga!
Avaliação Neuropsicológica de Pré-Escolares
Nos últimos anos houve um aumento significativo pela procura de avaliação neuropsicológica em crianças de idade Pré escolar. Paralelamente foram sendo disponibilizados instrumentos traduzidos ou normatizados para nossa população, viabilizando essa prática. Contudo, ainda assim se trata de um processo único, com particularidades e que requer conhecimentos específicos. E apesar de atualmente termos mais instrumentos, estes muitas vezes abrangem um pequeno intervalo de idade, ou não se mostram sensíveis para determinadas faixas etárias. Temos ainda muitas habilidades e funções com lacunas, sem instrumentos, onde a avaliação deve ser realizada de maneira qualitativa.
O presente curso tem como objetivo discutir as principais características da avaliação Pré escolar, assim como abordar os distintos testes, instrumentos e escalas utilizados nesta faixa etária. Discutimos sobre as limitações e pontos fortes de cada instrumento, o raciocínio clínico envolvido e sobre como expor os resultados no laudo.
Dentre os testes e instrumentos discutidos no curso estão:
– Teste Bayley III
– IDADI
– WNV (Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência)
– THCP
– Denver
– TIME R
– Perfil Sensorial
– SON R
– Portage
– Protea R
– 7 figuras e 7 palavras
– Subtestes da NEPSY II
– Testes da coleção Seabra & Capovilla
Online. Curso Gravado
6 meses para ver e rever!
Carga horária: 16 horas.
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura
Obtenha uma compreensão profunda e abrangente no campo da avaliação cognitiva da habilidade de leitura com o curso “BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura”.
A BACOLE foi desenvolvida para avaliar diferentes processos cognitivos que interagem no momento da leitura em alunos do 4º ao 9º ano escolar, sendo composta por 4 diferentes testes:
- Teste Cloze de Compreensão – TCCL, o qual oferece uma medida geral de compreensão de leitura de texto narrativo e expositivo. (já disponível pela editora Memnon).
- Teste de Repetição de Palavras – TRP, o qual permite inferir qual estratégia de leitura o aluno está utilizando no reconhecimento de palavras (já disponível pela editora Memnon).
- Teste de Compreensão Oral – TCO, o qual oferece diferentes medidas como de compreensão oral do aluno, como a capacidade de fazer inferências e compreender metáforas (no prelo).
- Teste de Fluência de Leitura – TFL, o qual oferece diferentes medidas relacionadas à fluência de leitura: velocidade, acurácia, ritmo, entonação, entre outras (no prelo).
Ao se inscrever neste curso, você será imerso em uma exploração minuciosa da BACOLE, especialmente nos dois primeiros testes já comercializados e no manual teórico essencial para a análise clínica dos resultados obtidos pelos testes.
Ler com compreensão é uma habilidade complexa na qual interagem diferentes processos cognitivos. Assim como um motor de um automóvel é composto por diferentes mecanismos, a habilidade de leitura envolve diferentes componentes. Diferentes estudos com base na Neurociência Cognitiva da Leitura apontam que saber identificar com precisão qual ou quais destes componentes podem estar comprometidos torna a intervenção mais rápida e eficaz.
Ao se inscrever neste curso você aprenderá sobre:
– Principais modelos cognitivos que explicam como a habilidade de leitura se desenvolve de modo geral.
– Modelos de reconhecimento de palavras e de compreensão de textos que embasaram a interpretação de diferentes medidas da bateria.
– Características psicométricas que garantem a qualidade dos testes da BACOLE.
– Diferentes aspectos de todos os 4 testes que compõem a bateria.
– Aplicação, Correção e Interpretação do TCCL e TRP.
– Estudos de casos reais envolvendo a aplicação dos instrumentos e como eles contribuíram para o diagnóstico diferencial de alguns alunos.
Ao concluir esta capacitação, você estará equipado com conhecimentos e ferramentas essenciais para uma avaliação abrangente da habilidade de leitura tanto em contexto clínico quanto escolar.
Curso online e ao vivo, nos dias 14, 21 e 28 de agosto de 2024, das 19h00 às 22h00.
São 9 horas de conteúdo e com 6 meses para ver e rever.
Investimento:
PRIMEIRO LOTE até o dia 30 de abril: de R$499 por apenas R$399.
SEGUNDO LOTE do dia 1ª de maio ao dia 30 junho: de R$499 por apenas R$449.
A partir do dia 1º junho: R$499
Importante, após o lançamento esse curso não estará mais disponível para inscrições.
Ministrado por Gabriel Rodriguez Brito
Pedagogo, com especialização em psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Cume Espaço de Desenvolvimento Cognitivo.
Autor da Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura (BACOLE) e do livro “Superação, dislexia tem solução”, além de outros capítulos e artigos científicos.
Inscreva-se agora!
📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.
RAVLT – Da aplicação aos perfis de desempenho
RAVLT
Da aplicação aos perfis de desempenho
Sabe interpretar ou sempre que a curva não é ascendente você acredita ser saturação da atenção?
Sempre que não evoca tardiamente a dificuldade é de armazenamento?
E como interpretar as interferencias (retroativa e proativa)?
Sabe o que esperar em casos de Alzheimer, pseudodemencia, demências frontais, transtornos do neurodesenvolvimento etc?
Reconhecimento e A7 deficitários sempre significarão dificuldades na memória episódica?
Vamos não só aprender tudo sobre o teste, mas iremos aprender as evidências científicas por trás dele. O RAVLT vai muito além de suas várias medidas e nós vamos te ajudar a explorar toda a potencialidade desse instrumento.
Curso gravado e disponível para início imediato.
Carga horária 6 horas
Valor: de R$350,00 por apenas R$129,00!
Modelo HiTOP – A Remodelação do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos
MASTERCLASS DE PSICOPATOLOGIA I
Vamos reconstituir a classificação dos transtornos mentais para além dos descritores do DSM-5-TR, refletindo que cada quadro psiquiátrico possui componentes, estados e traços que se sobrepõem a outros quadros. Pensar as psicopatologias é pensar em dimensões, não em categorias. Uma profunda mudança de perspectiva para a clínica neuropsi de tais diagnósticos.
Carga horária – 3h
Dia 01/08, das 19h às 22h
Investimento: R$99,00
Aplicação, Correção e Interpretação do Teste de Criatividade Figural Infantil
Aplicação, Correção e Interpretação do Teste de Criatividade Figural Infantil.
Curso online e gravado. São 4 horas de conteúdo e 12 meses para ver e rever!
Investimento: R$110
Com: Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Fundamentos da Neuromodulação na Fonoaudiologia e Neuropsicologia
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua – ETCC
Estimulação Magnética Transcraniana – EMT.
Curso Gravado – 5 horas de conteúdo.
Investimento: R$ 149.
O QUE VAI APRENDER?
Introdução e histórico da neuromodulação;
Conceitos básicos da ETCC e EMT;
Localização dos alvos terapêuticos e Sistema 10/20;
Montagem dos protocolos;
Discussão de casos:
Distúrbios de Linguagem na criança e no adulto, Afasias; Cognição, Demências e Afasias Progressivas Primárias; Parkinson; Gagueira; Distúrbio do Processamento Auditivo Central; Disfagia; Autismo; Apraxia de Fala, entre outros.
CURSO LIVRE.
Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Neuropsicólogos, Fisioterapeutas, Médicos e Enfermeiros.
Critérios Diagnósticos Avançados e Atualizados dos Transtornos de Personalidade
O novo modelo diagnóstico da CID-11 e o modelo alternativo do DSM-5-TR
Serão dois encontros: terças-feiras, dias 21 e 28 de junho.
19h30 às 21h30
Investimento: 160,00
6 meses para ver e rever
CLINCOG MAIS inovação para sua prática!
Avaliação Neuropsicológicas nas Altas Habilidades
Superdotação x Altas Habilidades
Teorias: Convergências e Divergências
Características do quadro
Diagnóstico Diferencial
Avaliação
Curso ONLINE e PRESENCIAL.
Venha com a gente!!
Com: Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Convidado:
Gean Antônio de Paula
Psicólogo e Neuropsicólogo
No dia 23 de julho (Sábado).
Das 9h às 18h.
Investimento:
PREÇO PROMOCIONAL PARA INSCRIÇÕES ATÉ 09/07: R$587.
Após 09/07: R$710.
Estará disponível para você ver e rever quantas vezes quiser por até 1 ano.
Inscrições: clincogmais.com.br
QI x GAI & CPI II – Quando, Como e por que usar?
Quando usar um ou outro?
Como usar um ou outro?
Por que usar um ou outro?
A dimensão da eficiência intelectual de um indivíduo pode ser ilustrada de diversas formas e por causa disso, muitas vezes o bom e velho QI pode não ser 100% fidedigno para todas as situações.
Venha conhecer novas e mais adequadas formas de dimensionar a eficiência intelectual para além do QI Total, baseado no uso das escalas Wechsler de Inteligência.
Gravado e disponível para início imediato.
6 meses para ver e rever!
Investimento: R$189,00.
Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Laudo Neuropsicológico Infantil
Como acontece o raciocínio clínico na construção do laudo neuropsicológico?
Uma coisa é fato: o Laudo escancara o raciocínio clínico (ou a ausência dele).
Vamos, juntos, construir um laudo?
Um CASO + Uma ANAMNESE + Uma montagem de bateria + Uma interpretação de dados + Uma Discussão dos Resultados + uma conclusão + uma montagem de laudo
Cada uma dessas etapas será pensada em “voz alta” junto com vocês, de uma maneira com que fique claro o raciocínio clínico em cada uma das etapas.
Vamos?
7, 14 e 28 de abril, 5 e 12 de maio.
Das 19h00 às 22h00.
São 15 horas de curso e 6 meses para ver e rever!
Investimento: 600,00
Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Como Montar Protocolos de Avaliação Neuropsicológica?
Você já se perguntou “Que protocolo uso para avaliar TDAH? Quais testes aplico para diagnóstico de Dislexia?”
Já pensou se essa pergunta pode estar te levando a cometer um viés cognitivo?
Vem discutir essas questões comigo e aprender como montar uma bateria neuropsicológica com raciocínio clínico!
Te espero no dia 16 de dezembro!
Com Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Dia 16/12, das 18h00 às 22h com 6 meses para ver e rever.
Investimento: R$170,00 em até 10x.
Discalculia na Avaliação Neuropsicológica
Faculdade de Psicologia pela UFC, Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, Especialização em Neuropsicologia pela Unichristus. Atuação em clínica em neuropsicologia e psicopedagogia.
A Matemática faz parte de nossas vidas desde que fomos gerados, no entanto, tem sido motivo de dificuldade acadêmica e profissional de muitos. Como identificar o que é dificuldade ou Transtornos Específico? Que sinais podemos observar na infância que nos levam a ter um olhar mais cuidadoso? O que é Discalculia ou Transtorno Específico em Aritmética? Como posso avaliar? Quais Instrumentos podem me auxiliar a diagnosticar melhor essas dificuldades? Essas reflexões fazem parte do curso: Matemática na Avaliação Neuropsicológica. Espero você pra conversamos sobre a Aprendizagem de Matemática e a Discalculia.
Nos dias 14, 21 e 28 de outubro.
Da 19h30 às 22h.
6 meses para ver e rever!!
Investimento de R$289,00 até o dia 8 de outubro e R$330,00 após essa data.
Reabilitação Neuropsicológica Holística
Planejando intervenções focadas no dia a dia.
– Aspectos fundamentais da reabilitação neuropsicológica
– Caminhos possíveis para a intervenção neuropsicológica (restauração, compensação e modificação de demandas)
– Como montar um plano de reabilitação com enfoque em melhorar o dia a dia do seu paciente?
– Estratégias de reabilitação
9 horas de curso
Com a Dra. Priscila Covre
6 meses para ver e rever.
R$540,00
Priscila Covre é psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP, 2011) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CTC-VEDA, 2016). Fez mestrado (2007) e doutorado (2013) no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na University of York (2008-2009), sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill (2009) em Ely, na Inglaterra. Atuou como psicóloga pesquisadora do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN- REAB) entre 2006 e 2012. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência em Psicoterapia e Neuropsicologia clínica.
Dúvidas: 11.9 8866 2625.
Síndromes Genéticas – Curso II
– Revisão das principais síndromes genéticas;
– Perfis de funcionamento neuropsicológico (fenótipo cognitivo e comportamental);
– Montagem de protocolos;
– Especificidades da Avaliação;
– Modelos e dicas para os laudos e cuidados da devolutiva.
Online. Dias 02 e 09 de agosto. Das 19h as 22h.
Carga Horária: 6 horas
Larissa Salustiano