• Home
  • Quem Somos
    • A Clincog Clínica
    • A Clincog Mais
  • Especialidades
  • Cursos
    • Neuropsicologia
    • Psicologia
    • Psicopedagogia
    • Pedagogia
    • Fonoaudiologia
    • Terapia Ocupacional
    • Todos os cursos
  • Clube Clincog
  • Publicações
  • Contato
  • Suporte
    • Dúvidas Frequentes
    • Passo a passo
    • Carrinho

      0 carrinho vazio
Cadastro
Login
Clincog Mais
  • Home
  • Quem Somos
    • A Clincog Clínica
    • A Clincog Mais
  • Especialidades
  • Cursos
    • Neuropsicologia
    • Psicologia
    • Psicopedagogia
    • Pedagogia
    • Fonoaudiologia
    • Terapia Ocupacional
    • Todos os cursos
  • Clube Clincog
  • Publicações
  • Contato
  • Suporte
    • Dúvidas Frequentes
    • Passo a passo
  • Carrinho

    0 carrinho vazio

Psicopedagogia

  • Home
  • Cursos Clincog
  • Psicopedagogia
Mostrando 1-9 de 9 resultados
    Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir
    Juliana Mendes Alves

    Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir

    🔍 Por que este curso é essencial?
    Compreender a personalidade infantil é fundamental para além dos rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes constroem sua identidade e seus vínculos está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioemocional e ao sucesso das intervenções psicológicas.

    Este curso apresenta uma introdução prática e fundamentada sobre o desenvolvimento da personalidade na infância e suas implicações na clínica. Partindo de conceitos essenciais da psicologia da personalidade e do desenvolvimento, você aprenderá a integrar teoria e prática, utilizando a ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.

    🎯 O que você vai aprender?

    • Desenvolvimento da personalidade: da infância à vida adulta.

    • Temperamento, traços e identidade narrativa.

    • Fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica.

    • Entrevista e observação clínica com crianças.

    • A ludicidade como recurso clínico: brincar, jogos e narrativas.

    • Estratégias de intervenção: psicoeducação, autoconhecimento e habilidades socioemocionais.

    • Recursos lúdicos aplicados à clínica: baralhos, jogos e atividades.

    📅 Datas:

    • Módulo 01 – Avaliar: 25/09 (quinta), 19h às 22h  –  02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h

    • Módulo 02 – Intervir :06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h

    ⏰ Carga horária total: 16 horas
    🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
    💰 Investimento: R$749 


    🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog

    👩‍🏫 Com Juliana Mendes Alves
    Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

    Juliana Mendes Alves
    (0 avaliação)
    1
    student
    0
    R$ 994,00 R$ 749,00
    R$ 994,00 R$ 749,00
    Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar
    Juliana Mendes Alves

    Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar

    📘 Módulo 1 – Personalidade Infantojuvenil e Ludicidade Clínica

     

    🔍 *Por que este curso é essencial?*

    Compreender a personalidade infantil vai muito além de rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes se percebem e se relacionam está diretamente ligada ao desenvolvimento de sua identidade, vínculos e recursos emocionais. Saber identificar e avaliar esses aspectos é fundamental para uma prática clínica mais precisa e humanizada.

     

    🎯 *Objetivo Geral:*

    Capacitar profissionais para avaliar a personalidade infantojuvenil e utilizar a ludicidade como ferramenta de acesso, compreensão e intervenção clínica.

     

    📚 O que você irá aprender?

    1. Personalidade Infantojuvenil: Desenvolvimento e Avaliação

    Fundamentos da psicologia da personalidade e do desenvolvimento.

    Temperamento, traços e identidade narrativa.

    Estabilidade e mudança ao longo da vida.

    Fontes de avaliação psicológica.

    Entrevista e observação clínica com crianças.

    1. Ludicidade como Recurso Clínico

    O brincar na clínica: significados e funções.

    Jogos, baralhos e narrativas como ferramentas de acesso aos traços de personalidade.

    Ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.

    📅 Datas:

    •  25/09 (quinta), 19h às 22h  –  02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h

    ⏰ Carga horária total: 8 horas
    🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
    💰 Investimento: R$497


    🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog

    👩‍🏫 Com Juliana Mendes Alves
    Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

    Juliana Mendes Alves
    (0 avaliação)
    1
    student
    0
    R$ 497,00
    R$ 497,00
    Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir
    Juliana Mendes Alves

    Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir

    Módulo 2 – Estratégias de Intervenção e Recursos Lúdicos Aplicados

    Por que este curso é essencial?

    Avaliar é apenas o primeiro passo. Para que o processo clínico tenha impacto real, é preciso planejar intervenções eficazes e significativas. Integrar recursos lúdicos à prática clínica amplia as possibilidades de engajamento, fortalece vínculos e facilita o desenvolvimento socioemocional.

    Objetivo Geral:

    Formar profissionais aptos a planejar intervenções precoces, utilizando estratégias psicoeducativas e recursos lúdicos que favoreçam o autoconhecimento, a identidade e as habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes.

    O que você irá aprender?

    Estratégias de Intervenção

    Psicoeducação em personalidade para crianças e famílias.

    Fortalecimento do autoconhecimento e da identidade.

    Promoção de vínculos e habilidades socioemocionais.

    Planejamento de intervenções precoces com base no raciocínio clínico dimensional.

    Recursos Lúdicos Aplicados à Prática Clínica

    Apresentação de jogos, baralhos e atividades terapêuticas.

    Exemplos práticos de uso em avaliação e intervenção.

    Integração entre recursos lúdicos e objetivos clínicos.

    Datas:

    06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h

    Carga horária total: 8 horas
    Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
    Investimento: R$497

    GRATUITO para membros do Clube Clincog

    Com Juliana Mendes Alves
    Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

    Juliana Mendes Alves
    (0 avaliação)
    0
    student
    0
    R$ 497,00
    R$ 497,00
    DISCALCULIA: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção
    Suely Mesquita

    DISCALCULIA: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção

    Discalculia: Identificação, avaliação e estratégias de intervenção

    Os Impactos no Desenvolvimento Escolar, Cognitivo e na Vida Cotidiana

     

    🔍 Por que este curso é essencial?
    Enquanto dificuldades em leitura e escrita geram grande preocupação, as dificuldades em matemática muitas vezes são encaradas com indiferença. No entanto, a discalculia pode impactar profundamente o desenvolvimento escolar, cognitivo e até mesmo a vida cotidiana. É hora de dar a atenção necessária a esse tema e desenvolver um olhar clínico diferenciado para identificar e intervir de forma eficaz.

    🎯 Objetivo Geral:
    Capacitar profissionais da educação e da saúde para identificar, avaliar e construir estratégias de intervenção em casos de discalculia, com base em abordagens neuropsicológicas e neurocientíficas.

    📚 O que você irá aprender?
    1. Compreensão Teórica da Discalculia

    O que é discalculia? Como diferenciá-la de outras dificuldades matemáticas, como ansiedade matemática e lacunas educacionais?
    Entenda as bases neurobiológicas da discalculia: o papel do lobo parietal, córtex pré-frontal, cerebelo e hipocampo no processamento matemático.
    Explore os principais modelos teóricos da cognição numérica e sua relação com a aprendizagem matemática.
    2. Avaliação da Discalculia

    Identifique sinais precoces e indicadores clínicos em diferentes faixas etárias.
    Aprenda a aplicar e interpretar testes neuropsicológicos e psicopedagógicos para avaliação da discalculia.
    Desenvolva habilidades para analisar laudos e relatórios neuropsicológicos e psicopedagógicos.
    3. Aplicação Prática e Construção de Planos de Ação

    Analise e intervenha em casos clínicos e educacionais.
    Elabore planos de intervenção para contextos escolar, clínico e familiar.
    Participe de uma troca de experiências rica e prática entre os participantes.

    Curso Gravado
    Carga horária total: 5 horas

    Curso Online e com 1 ano para ver e rever

    Investimento: de R$370,00 por R$315,00 até o dia 14 de fevereiro.

    GRATUITO PARA MEMBROS DO CLUBE CLINCOG

    Com: Suely Mesquita

    Diretora do Centro de Cognição e Aprendizagem (CCAp) – Belo Horizonte.
    Mestre em Educação pela Universidade de Jaén (Espanha).
    Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
    Especialista em Altas Habilidades e Superdotação (Instituto de Psicologia – Sapiens).
    Colaboradora no Laboratório de Psicologia Médica e Neuropsicologia (LAPSIMN) – UFMG.
    Colaboradora no Ambulatório Multidimensional de Desenvolvimento Infantil (AMDI) – UFMG.
    Membro da diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria (ABENEPI-MG).
    Professora de Matemática com ampla experiência em práticas educacionais e neuropsicologia.

    📌 Para quem é este curso?
    Profissionais da saúde e da educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Discalculia e suas implicações.

    👉 Garanta sua vaga!

    Suely Mesquita
    (0 avaliação)
    14
    students
    0
    R$ 370,00
    R$ 370,00
    BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura
    Gabriel Rodriguez Brito

    BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura

    Obtenha uma compreensão profunda e abrangente no campo da avaliação cognitiva da habilidade de leitura com o curso “BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura”.

    A BACOLE foi desenvolvida para avaliar diferentes processos cognitivos que interagem no momento da leitura em alunos do 4º ao 9º ano escolar, sendo composta por 4 diferentes testes:

    • Teste Cloze de Compreensão – TCCL, o qual oferece uma medida geral de compreensão de leitura de texto narrativo e expositivo. (já disponível pela editora Memnon).
    •  Teste de Repetição de Palavras – TRP, o qual permite inferir qual estratégia de leitura o aluno está utilizando no reconhecimento de palavras (já disponível pela editora Memnon).
    • Teste de Compreensão Oral – TCO, o qual oferece diferentes medidas como de compreensão oral do aluno, como a capacidade de fazer inferências e compreender metáforas (no prelo).
    • Teste de Fluência de Leitura – TFL, o qual oferece diferentes medidas relacionadas à fluência de leitura: velocidade, acurácia, ritmo, entonação, entre outras (no prelo).

     

    Ao se inscrever neste curso, você será imerso em uma exploração minuciosa da BACOLE, especialmente nos dois primeiros testes já comercializados e no manual teórico essencial para a análise clínica dos resultados obtidos pelos testes.
    Ler com compreensão é uma habilidade complexa na qual interagem diferentes processos cognitivos. Assim como um motor de um automóvel é composto por diferentes mecanismos, a habilidade de leitura envolve diferentes componentes. Diferentes estudos com base na Neurociência Cognitiva da Leitura apontam que saber identificar com precisão qual ou quais destes componentes podem estar comprometidos torna a intervenção mais rápida e eficaz.

    Ao se inscrever neste curso você aprenderá sobre:
    – Principais modelos cognitivos que explicam como a habilidade de leitura se desenvolve de modo geral.
    – Modelos de reconhecimento de palavras e de compreensão de textos que embasaram a interpretação de diferentes medidas da bateria.
    – Características psicométricas que garantem a qualidade dos testes da BACOLE.
    – Diferentes aspectos de todos os 4 testes que compõem a bateria.
    – Aplicação, Correção e Interpretação do TCCL e TRP.
    – Estudos de casos reais envolvendo a aplicação dos instrumentos e como eles contribuíram para o diagnóstico diferencial de alguns alunos.

    Ao concluir esta capacitação, você estará equipado com conhecimentos e ferramentas essenciais para uma avaliação abrangente da habilidade de leitura tanto em contexto clínico quanto escolar.

     

    Curso online e ao vivo, nos dias 14, 21 e 28 de agosto de 2024, das 19h00 às 22h00.
    São 9 horas de conteúdo e com 6 meses para ver e rever.

    Investimento:

    PRIMEIRO LOTE até o dia 30 de abril: de R$499 por apenas R$399.
    SEGUNDO LOTE do dia 1ª de maio ao dia 30 junho: de R$499 por apenas R$449.

    A partir do dia 1º junho: R$499

    Importante, após o lançamento esse curso não estará mais disponível para inscrições.

    Ministrado por Gabriel Rodriguez Brito
    Pedagogo, com especialização em psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Cume Espaço de Desenvolvimento Cognitivo.
    Autor da Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura (BACOLE) e do livro “Superação, dislexia tem solução”, além de outros capítulos e artigos científicos.

    Inscreva-se agora!
    📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.

     

    Gabriel Rodriguez Brito
    (0 avaliação)
    35
    students
    0
    R$ 499,00
    R$ 499,00
    Modelo HiTOP – A Remodelação  do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos
    Gean Antonio

    Modelo HiTOP – A Remodelação do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos

    MASTERCLASS DE PSICOPATOLOGIA I

    Vamos reconstituir a classificação dos transtornos mentais para além dos descritores do DSM-5-TR, refletindo que cada quadro psiquiátrico possui componentes, estados e traços que se sobrepõem a outros quadros. Pensar as psicopatologias é pensar em dimensões, não em categorias. Uma profunda mudança de perspectiva para a clínica neuropsi de tais diagnósticos.

    Carga horária – 3h
    Dia 01/08, das 19h às 22h
    Investimento: R$99,00

    Gean Antonio
    (0 avaliação)
    64
    students
    0
    R$ 185,00 R$ 99,00
    R$ 185,00 R$ 99,00
    Contribuições da avaliação de inteligênia para a intervenção psicopedagógica
    Natalie Banaskiwitz

    Contribuições da avaliação de inteligênia para a intervenção psicopedagógica

    Você, psicopedagogo, quando recebe uma avaliação neuropsicológica, sabe utilizar os escores da WISC para te auxiliar no planejamento da intervenção?
    Sabe quais informações os escores te oferecem?

    Esse curso é voltado para auxiliar profissionais não psicólogos a compreender as informações sobre inteligência que aparecem nos laudos neuropsicológicos.
    Não será ensinado nada sobre aplicação do instrumento, o não serão apresentados. Mas você aprenderá a compreender as informações que são oferecidas nos laudos.

    • Mais de 37 palestras e 55,5 horas de conteúdo
    • PROJETO AO VIVO Treinamento de teste de software de ponta a ponta incluído
    • Aprenda os conceitos básicos de teste de software e automação com um instrutor profissional em sua própria mesa
    • Treinamento prático repleto de informações, desde o básico até técnicas de teste avançadas
    • Mais adequado para usuários de nível iniciante a avançado e que aprendem mais rápido quando demonstrado
    • Conteúdo do curso elaborado considerando a tecnologia atual de teste de software e o mercado de trabalho
    • Trabalhos práticos no final de cada sessão
    • Experiência de aprendizagem prática com trabalho de projeto ao vivo e exemplos
    Natalie Banaskiwitz
    (0 avaliação)
    29
    students
    0
    R$ 540,00
    R$ 540,00
    Reabilitação Neuropsicológica Holística
    Priscila Covre

    Reabilitação Neuropsicológica Holística

    Planejando intervenções focadas no dia a dia.

    – Aspectos fundamentais da reabilitação neuropsicológica

    – Caminhos possíveis para a intervenção neuropsicológica (restauração, compensação e modificação de demandas)

    – Como montar um plano de reabilitação com enfoque em melhorar o dia a dia do seu paciente?

    – Estratégias de reabilitação

    9 horas de curso

    Com a Dra. Priscila Covre

    6 meses para ver e rever.

    R$540,00

    Priscila Covre é psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP, 2011) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CTC-VEDA, 2016). Fez mestrado (2007) e doutorado (2013) no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na University of York (2008-2009), sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill (2009) em Ely, na Inglaterra. Atuou como psicóloga pesquisadora do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN- REAB) entre 2006 e 2012.  Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência em Psicoterapia e Neuropsicologia clínica.

    Dúvidas: 11.9 8866 2625.

    Priscila Covre
    (0 avaliação)
    48
    students
    0
    R$ 540,00
    R$ 540,00
    Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)
    Mônica Kerr

    Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)

    Objetivo: Compreender pressupostos teórico-metodológicos da linguagem necessários para o processo de identificação e caracterização de suas alterações, assim como desvendar a avaliação das afasias.

    Simplificando a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, prosódia, semântica e pragmática.
    Para além das parafasias: compreendendo as manifestações nas alterações de linguagem.
    Desvendando a MTL tarefa por tarefa:
    Emissão oral e gráfica, compreensão oral e gráfica, praxia não verbal e cálculo.
    Aplicação, registro, pontuação, interpretação e normas de desempenho por idade e escolaridade.
    Discussão de casos clínicos.

    Público-alvo: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Linguista, Psiquiatra, Neurologista.

    Aulas gravadas.

    Carga horária: 8 horas

    Ministrado por Mônica Kerr
    Fonoaudióloga formada pela UNIFESP-EPM
    Mestre em Linguística Clínica pela UCP-PT
    Especialista em Neuropsicologia pelo CFFa e fundadora da Rede Afasia Brasil

    Mônica Kerr
    (0 avaliação)
    108
    students
    0
    R$ 264,00
    R$ 264,00
    CATEGORIAS DE CURSOS

    ASSINE NOSSA

    NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba notícias, novidades,

    promoções e lançamentos em primeira mão!

    Assine nossa newsletter e receba notícias, novidades, promoções e lançamentos em primeira mão!

    CONTATO

    • contato@clincog.com.br
    • 11 98866-2655

      Cursos / WhatsApp

    • 11 94784-8143

      Avaliação neuropsicológica - Dra. Natalie Banaskiwitz

    • 11 98813-1707

      Fonoaudiologia e Reabilitação Neuropsicológica - Dra. Mônica Kerr

    CLINCOG CLÍNICA

    • A Clincog Clínica
    • Nossos Profissionais
    • Nossos Serviços
    • Depoimentos de Clientes
    • Fale Conosco

    CLINCOG MAIS

    • A Clincog Mais
    • Nossos Profissionais
    • Painel do Cliente
    • Suporte ao Cliente
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso
    Clincog Mais