Mostrando 1-8 de 8 resultados
Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir

Curso Completo – Personalidade Infantil na Clínica: Recursos Lúdicos para Avaliar e Intervir

🔍 Por que este curso é essencial?
Compreender a personalidade infantil é fundamental para além dos rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes constroem sua identidade e seus vínculos está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioemocional e ao sucesso das intervenções psicológicas.

Este curso apresenta uma introdução prática e fundamentada sobre o desenvolvimento da personalidade na infância e suas implicações na clínica. Partindo de conceitos essenciais da psicologia da personalidade e do desenvolvimento, você aprenderá a integrar teoria e prática, utilizando a ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.

🎯 O que você vai aprender?

  • Desenvolvimento da personalidade: da infância à vida adulta.

  • Temperamento, traços e identidade narrativa.

  • Fontes fundamentais e complementares de avaliação psicológica.

  • Entrevista e observação clínica com crianças.

  • A ludicidade como recurso clínico: brincar, jogos e narrativas.

  • Estratégias de intervenção: psicoeducação, autoconhecimento e habilidades socioemocionais.

  • Recursos lúdicos aplicados à clínica: baralhos, jogos e atividades.

📅 Datas:

  • Módulo 01 – Avaliar: 25/09 (quinta), 19h às 22h  –  02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h

  • Módulo 02 – Intervir :06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h

⏰ Carga horária total: 16 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$749 


🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog

👩‍🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

(0 avaliação)
1
student
0
R$ 994,00 R$ 749,00
R$ 994,00 R$ 749,00
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar

Personalidade Infantil na Clínica Módulo 1 : Recursos Lúdicos para Avaliar

📘 Módulo 1 – Personalidade Infantojuvenil e Ludicidade Clínica

 

🔍 *Por que este curso é essencial?*

Compreender a personalidade infantil vai muito além de rótulos diagnósticos. A forma como crianças e adolescentes se percebem e se relacionam está diretamente ligada ao desenvolvimento de sua identidade, vínculos e recursos emocionais. Saber identificar e avaliar esses aspectos é fundamental para uma prática clínica mais precisa e humanizada.

 

🎯 *Objetivo Geral:*

Capacitar profissionais para avaliar a personalidade infantojuvenil e utilizar a ludicidade como ferramenta de acesso, compreensão e intervenção clínica.

 

📚 O que você irá aprender?

  1. Personalidade Infantojuvenil: Desenvolvimento e Avaliação

Fundamentos da psicologia da personalidade e do desenvolvimento.

Temperamento, traços e identidade narrativa.

Estabilidade e mudança ao longo da vida.

Fontes de avaliação psicológica.

Entrevista e observação clínica com crianças.

  1. Ludicidade como Recurso Clínico

O brincar na clínica: significados e funções.

Jogos, baralhos e narrativas como ferramentas de acesso aos traços de personalidade.

Ludicidade como ponte entre avaliação e intervenção.

📅 Datas:

  •  25/09 (quinta), 19h às 22h  –  02/10 (quinta), 19h às 22h e 06/10 (segunda), 20h às 22h

⏰ Carga horária total: 8 horas
🖥️ Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
💰 Investimento: R$497


🎟️ GRATUITO para membros do Clube Clincog

👩‍🏫 Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

(0 avaliação)
1
student
0
R$ 497,00
R$ 497,00
Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir

Personalidade Infantil na Clínica Módulo 2 : Recursos Lúdicos para Intervir

Módulo 2 – Estratégias de Intervenção e Recursos Lúdicos Aplicados

Por que este curso é essencial?

Avaliar é apenas o primeiro passo. Para que o processo clínico tenha impacto real, é preciso planejar intervenções eficazes e significativas. Integrar recursos lúdicos à prática clínica amplia as possibilidades de engajamento, fortalece vínculos e facilita o desenvolvimento socioemocional.

Objetivo Geral:

Formar profissionais aptos a planejar intervenções precoces, utilizando estratégias psicoeducativas e recursos lúdicos que favoreçam o autoconhecimento, a identidade e as habilidades socioemocionais das crianças e adolescentes.

O que você irá aprender?

Estratégias de Intervenção

Psicoeducação em personalidade para crianças e famílias.

Fortalecimento do autoconhecimento e da identidade.

Promoção de vínculos e habilidades socioemocionais.

Planejamento de intervenções precoces com base no raciocínio clínico dimensional.

Recursos Lúdicos Aplicados à Prática Clínica

Apresentação de jogos, baralhos e atividades terapêuticas.

Exemplos práticos de uso em avaliação e intervenção.

Integração entre recursos lúdicos e objetivos clínicos.

Datas:

06/11 (quinta), 19h às 22h, 10/11 (segunda), 19h às 22h e 17/11 (segunda), 20h às 22h

Carga horária total: 8 horas
Curso online, gravado e disponível por 1 ano.
Investimento: R$497

GRATUITO para membros do Clube Clincog

Com Juliana Mendes Alves
Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga. Mestre em Psicologia (UFMG), especialista em Neurociências e em Atendimento Sistêmico às Famílias. Ampla formação em TCC, Reabilitação Cognitiva e DBT. Diretora clínica do Espaço Integrar: Família e Escola, fundadora da DBT BH e sócia-diretora da T.Ser – Centro de Saberes Compartilhados.

(0 avaliação)
0
student
0
R$ 497,00
R$ 497,00
BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura

BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura

Obtenha uma compreensão profunda e abrangente no campo da avaliação cognitiva da habilidade de leitura com o curso “BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura”.

A BACOLE foi desenvolvida para avaliar diferentes processos cognitivos que interagem no momento da leitura em alunos do 4º ao 9º ano escolar, sendo composta por 4 diferentes testes:

  • Teste Cloze de Compreensão – TCCL, o qual oferece uma medida geral de compreensão de leitura de texto narrativo e expositivo. (já disponível pela editora Memnon).
  •  Teste de Repetição de Palavras – TRP, o qual permite inferir qual estratégia de leitura o aluno está utilizando no reconhecimento de palavras (já disponível pela editora Memnon).
  • Teste de Compreensão Oral – TCO, o qual oferece diferentes medidas como de compreensão oral do aluno, como a capacidade de fazer inferências e compreender metáforas (no prelo).
  • Teste de Fluência de Leitura – TFL, o qual oferece diferentes medidas relacionadas à fluência de leitura: velocidade, acurácia, ritmo, entonação, entre outras (no prelo).

 

Ao se inscrever neste curso, você será imerso em uma exploração minuciosa da BACOLE, especialmente nos dois primeiros testes já comercializados e no manual teórico essencial para a análise clínica dos resultados obtidos pelos testes.
Ler com compreensão é uma habilidade complexa na qual interagem diferentes processos cognitivos. Assim como um motor de um automóvel é composto por diferentes mecanismos, a habilidade de leitura envolve diferentes componentes. Diferentes estudos com base na Neurociência Cognitiva da Leitura apontam que saber identificar com precisão qual ou quais destes componentes podem estar comprometidos torna a intervenção mais rápida e eficaz.

Ao se inscrever neste curso você aprenderá sobre:
– Principais modelos cognitivos que explicam como a habilidade de leitura se desenvolve de modo geral.
– Modelos de reconhecimento de palavras e de compreensão de textos que embasaram a interpretação de diferentes medidas da bateria.
– Características psicométricas que garantem a qualidade dos testes da BACOLE.
– Diferentes aspectos de todos os 4 testes que compõem a bateria.
– Aplicação, Correção e Interpretação do TCCL e TRP.
– Estudos de casos reais envolvendo a aplicação dos instrumentos e como eles contribuíram para o diagnóstico diferencial de alguns alunos.

Ao concluir esta capacitação, você estará equipado com conhecimentos e ferramentas essenciais para uma avaliação abrangente da habilidade de leitura tanto em contexto clínico quanto escolar.

 

Curso online e ao vivo, nos dias 14, 21 e 28 de agosto de 2024, das 19h00 às 22h00.
São 9 horas de conteúdo e com 6 meses para ver e rever.

Investimento:

PRIMEIRO LOTE até o dia 30 de abril: de R$499 por apenas R$399.
SEGUNDO LOTE do dia 1ª de maio ao dia 30 junho: de R$499 por apenas R$449.

A partir do dia 1º junho: R$499

Importante, após o lançamento esse curso não estará mais disponível para inscrições.

Ministrado por Gabriel Rodriguez Brito
Pedagogo, com especialização em psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Cume Espaço de Desenvolvimento Cognitivo.
Autor da Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura (BACOLE) e do livro “Superação, dislexia tem solução”, além de outros capítulos e artigos científicos.

Inscreva-se agora!
📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.

 

(0 avaliação)
35
students
0
R$ 499,00
R$ 499,00
Modelo HiTOP – A Remodelação  do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos

Modelo HiTOP – A Remodelação do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos

MASTERCLASS DE PSICOPATOLOGIA I

Vamos reconstituir a classificação dos transtornos mentais para além dos descritores do DSM-5-TR, refletindo que cada quadro psiquiátrico possui componentes, estados e traços que se sobrepõem a outros quadros. Pensar as psicopatologias é pensar em dimensões, não em categorias. Uma profunda mudança de perspectiva para a clínica neuropsi de tais diagnósticos.

Carga horária – 3h
Dia 01/08, das 19h às 22h
Investimento: R$99,00

(0 avaliação)
64
students
0
R$ 185,00 R$ 99,00
R$ 185,00 R$ 99,00
Fundamentos da Neuromodulação na Fonoaudiologia e Neuropsicologia

Fundamentos da Neuromodulação na Fonoaudiologia e Neuropsicologia

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua – ETCC

Estimulação Magnética Transcraniana – EMT.

Curso Gravado – 5 horas de conteúdo.

Investimento: R$ 149.

O QUE VAI APRENDER?

Introdução e histórico da neuromodulação;

Conceitos básicos da ETCC e EMT;

Localização dos alvos terapêuticos e Sistema 10/20;

Montagem dos protocolos;

Discussão de casos:

Distúrbios de Linguagem na criança e no adulto, Afasias; Cognição, Demências e Afasias Progressivas Primárias; Parkinson; Gagueira; Distúrbio do Processamento Auditivo Central; Disfagia; Autismo; Apraxia de Fala, entre outros.

CURSO LIVRE.

Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Neuropsicólogos, Fisioterapeutas, Médicos e Enfermeiros.

(0 avaliação)
212
students
0
R$ 149,00
R$ 149,00
Reabilitação Neuropsicológica Holística

Reabilitação Neuropsicológica Holística

Planejando intervenções focadas no dia a dia.

– Aspectos fundamentais da reabilitação neuropsicológica

– Caminhos possíveis para a intervenção neuropsicológica (restauração, compensação e modificação de demandas)

– Como montar um plano de reabilitação com enfoque em melhorar o dia a dia do seu paciente?

– Estratégias de reabilitação

9 horas de curso

Com a Dra. Priscila Covre

6 meses para ver e rever.

R$540,00

Priscila Covre é psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP, 2011) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CTC-VEDA, 2016). Fez mestrado (2007) e doutorado (2013) no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na University of York (2008-2009), sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill (2009) em Ely, na Inglaterra. Atuou como psicóloga pesquisadora do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN- REAB) entre 2006 e 2012.  Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência em Psicoterapia e Neuropsicologia clínica.

Dúvidas: 11.9 8866 2625.

(0 avaliação)
48
students
0
R$ 540,00
R$ 540,00
Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)

Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)

Objetivo: Compreender pressupostos teórico-metodológicos da linguagem necessários para o processo de identificação e caracterização de suas alterações, assim como desvendar a avaliação das afasias.

Simplificando a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, prosódia, semântica e pragmática.
Para além das parafasias: compreendendo as manifestações nas alterações de linguagem.
Desvendando a MTL tarefa por tarefa:
Emissão oral e gráfica, compreensão oral e gráfica, praxia não verbal e cálculo.
Aplicação, registro, pontuação, interpretação e normas de desempenho por idade e escolaridade.
Discussão de casos clínicos.

Público-alvo: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Linguista, Psiquiatra, Neurologista.

Aulas gravadas.

Carga horária: 8 horas

Ministrado por Mônica Kerr
Fonoaudióloga formada pela UNIFESP-EPM
Mestre em Linguística Clínica pela UCP-PT
Especialista em Neuropsicologia pelo CFFa e fundadora da Rede Afasia Brasil

(0 avaliação)
139
students
0
R$ 264,00
R$ 264,00